sábado, 3 de setembro de 2011

Produção Agroecológica,Orgânica, Biodinâmica...


A Agricultura, um dos elos de ligação entre o homem e o meio ambiente, apresenta hoje numerosos pontos ecologicamente críticos. A propriedade agrícola simplificada e especializada não corresponde às exigências do ecossistema Terra
Notam-se seus efeitos prejudiciais nos aspectos biológicos, econômicos e sociais, que evidenciam a incapacidade da visão fragmentária, desenvolvida nas últimas décadas e baseada no uso abusivo de energia, capital e insumos químicos, de lidar com a vida.
Neste momento em que presenciamos uma mudança gradual do atual modelo agrícola, a Agricultura Biodinâmica representa uma atitude aberta, pluralista e inovadora frente ao conhecimento. Rejeita sistemas fixos de idéias, as chamadas receitas, em favor de um desenvolvimento de critérios obtidos na atividade prática, aliados à experiência e conhecimentos técnicos, buscando desenvolver o sistema agrícola, no sentido de uma condição de equilíbrio entre a técnica, o impacto ambiental e as condições sociais.
Sabendo-se que a Agricultura Biodinâmica considera a propriedade agrícola como um organismo, a ABD, com a preocupação de manter a qualidade das sementes e dos alimentos e reduzir a incidência de doenças, procura proporcionar novos pontos de vista ao conhecimento empírico e científico obtidos a partir da compreensão da essência dos fenômenos da vida. A saúde do solo, dos vegetais e animais depende de um melhor inter-relacionamento da parte com o todo do organismo agrícola. É tempo de refletir, propor e descobrir medidas que façam frente a uma crise ambiental, que pode ser vista como um reflexo de outra ainda mais profunda: a das relações humanas. E dentro dos objetivos da Agricultura Biodinâmica, a ABD procura produzir alimentos de alto valor biológico, em quantidades suficientes e isentos de contaminantes; procura conservar a capacidade produtiva dos meios de produção, desgastando o mínimo das reservas de matérias-primas e energia; procura preservar a qualidade do meio ambiente e estender suas possibilidades através da formação de paisagens culturais equilibradas; procura encontrar soluções aos difíceis problemas ecológicos, econômicos e humanos de nosso tempo e além disso quer estimular um relacionamento mais profundo do agricultor com a Terra e com a sociedade.
Num país extenso como o Brasil, com situações tão diferentes e dissociadas, a existência da ABD vem cooperar para que essa nova maneira de abordar a agricultura chegue efetivamente aos agricultores e à sociedade. Desta forma, ao congregar produtores, comerciantes e consumidores, estamos contribuindo para criar uma agricultura sadia para o homem e o meio ambiente

Nenhum comentário:

Postar um comentário